Quatro municípios cearenses são pioneiros na aplicação de testes rápidos para hanseníase no Brasil

Doença pode ser curada quando corretamente diagnosticada e tratada

Quatro municípios cearenses são pioneiros na aplicação de testes rápidos para hanseníase no Brasil
Foto: SMS de Mesquita/RJ

Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Sobral se tornaram os primeiros municípios contemplados com os testes rápidos para a detecção de hanseníase no Brasil. Isso foi possível graças a uma junção de esforços entre Governo do Estado, Ministério da Saúde, da NHR Brasil e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, capaz de acometer os nervos periféricos, as mucosas e a pele. A enfermidade pode ser curada quando corretamente diagnosticada e tratada.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa auxilia na detecção precoce da patologia e fortalece o direcionamento assertivo à assistência e reduz a incidência de sequelas, deformidades e complicações irreversíveis.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicou que os atendimentos em Fortaleza acontecem através dos postos de saúde, onde são realizadas avaliações dos pacientes e agendamento de consultas médicas para os casos suspeitos. Os agentes comunitários de saúde (ACS) também realizam busca ativa de sintomáticos dermatológicos, com o objetivo de identificar precocemente as pessoas que apresentam sinais da hanseníase.

 

“Durante a busca ativa realizada, a identificação de novos casos com lesões sugestivas à doença é encaminhada para o posto de saúde de referência, onde é realizada consulta médica para confirmar ou descartar o diagnóstico. Os casos confirmados já iniciam o tratamento”, afirmou a SMS em nota.

Em Fortaleza, ao longo do ano de 2020, foram diagnosticados 352 casos da doença. Em 2021, foram totalizados 315 casos.

A partir do segundo semestre de 2022, haverá a ampliação para outros municípios para além de Fortaleza, Sobral, Caucaia e Sobral. Devem acontecer treinamentos, orientações e um cronograma específico a ser cumprido.

Por: Gcmais