Municípios cearenses serão beneficiados com sistema de abastecimento de água do Governo Federal

Municípios cearenses serão beneficiados com sistema de abastecimento de água do Governo Federal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou edital nesta segunda-feira (25) edital para contratação de empresa para elaborar os projetos básico e executivo para a implementação de 18 sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido de nove estados do País.

O semiárido do Ceará será beneficiado, embora ainda não se saiba os municípios que vão receber os sistemas, mas o certo é que foram pré-selecionadas 27  localidades. Os outros estados que receberão os projetos são Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O investimento nos projetos é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A seleção pública está sendo feita em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O cerne do projeto é aproveitar a abundância de água salobra no semiárido para instalar sistemas de dessalinização de grande porte, torando possível atingir maiores populações que sofrem com escassez de água. A proposta é implantar dois modelos de dessalinizadores, sendo um com capacidade para produzir até cinco mil litros de água dessalinizada por hora e outro, até 10 mil litros por hora.

Por: O Otimista