Exposição em Salgueiro lembra vida e obra do artista Jandeir Dias

A exposição será realizada entre a terça-feira (21) e a sexta-feira (24), na Casa de Cultura Coronel Veremundo Soares. Se estivesse vivo, o artista completaria 39 anos na segunda- feira (20).

Exposição em Salgueiro lembra vida e obra do artista Jandeir Dias

A partir da terça-feira (21) até a sexta-feira (24), será realizada no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, uma exposição que vai lembrar a vida e a obra do artista Jandeir Dias. Morto em 2015, aos 32 anos, vítima de um linfoma, Jandeir era um dos símbolos da cultura salgueirense.

A exposição será realizada na Casa de Cultura Coronel Veremundo Soares, das 8h às 15h30. Idealizadora da mostra, Isadora Dias é sobrinha de Jandeir. Ela conta que o objetivo é manter viva a memória e a arte do tio.

 

“Ele morreu no dia 28 de outubro de 2015 e, de lá para cá, realizei alguns sonhos que ele tinha, e vinha sonhando em fazer essa exposição em homenagem a ele, para manter vivo legado dele na mente dos salgueirenses e das pessoas que receberemos nesses dias de comemorações de festejos juninos”, conta Isadora.

 

 

De acordo com Isadora, a data da exposição foi escolhida para aproveitar o fluxo de visitantes que a cidade de Salgueiro vai receber durante os festejos juninos. A entrada na Casa de Cultura é gratuita. “Minha expectativa é mostrar o trabalho dele não só aos salgueirenses, que já prestigiavam o trabalho dele, mas manter vivo o legado e a memória dele”.

 

Se estivesse vivo, Jandeir Dias comemoraria 39 anos na segunda-feira (20), véspera da abertura da exposição. “O objetivo é fazer com que as novas gerações vejam quem ele foi, quem ele é, como ele contribuiu com a arte na cidade”, destaca Isadora.

Obras de Jandeir Dias serão expostas em Salgueiro — Foto: Divulgação

Obras de Jandeir Dias serão expostas em Salgueiro — Foto: Divulgação

 

A exposição vai contar com obras criadas por Jandeir. O artista salgueirense era ator, autor, artista plástico.

“Serão expostas coisas que foram produzidas durante uma vida, a carreira dele. Esculturas em biscuit, as primeiras que ele fez, esculturas em porcelana fria, que foi quando ele foi modificando as esculturas dele, pinturas no estilo medievais, figurinos e cenários de espetáculos, fotos com legendas, falando sobre a trajetória dele, decorações cultuais que ele fazia na cidade”.

 

Por: g1 Petrolina