Ceará registra novo recorde de açudes sangrando

Ceará registra novo recorde de açudes sangrando
Foto: Reprodução/ Assembleia Legislativa do Estado

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (13), o Ceará possui, atualmente, 44 açudes sangrando e 11 acima de 90% de sua capacidade de armazenamento. Os números foram atingidos devido ao bom volume de chuvas durante a quadra chuvosa, a pré e a pós-estação.

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que realiza o monitoramento dos reservatórios, ao todo estão armazenados 7,27 bilhões de metros cúbicos de água. O valor representa 39,1% da capacidade total de armazenamento dos açudes estratégicos do estado. 

O órgão também afirmou que o último cenário com proporções parecidas às registradas atualmente ocorreu em 2009, também no mês de junho, quando 98 açudes sangraram e 14 estavam com seu nível de água acima de 90%.

Dois dos três maiores reservatórios do estado apresentaram boas taxas nesta temporada: o Castanhão encontra-se com 24,41% de sua capacidade preenchida, enquanto o Orós apresenta 50,79% de preenchimento. Apenas o Banabuiú encontra-se em níveis preocupantes, abaixo de 20%, por ter apenas 9,67% de seu armazenamento preenchido. 

Por: Jornal O EstadoCE