Vacinação de crianças começa em cidades do interior do Ceará

Vacinação de crianças começa em cidades do interior do Ceará

A capital e o interior avançam na imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19. A imunização teve início com o primeiro lote de vacinas pediátricas, que chegou ao Estado com cerca de 50 mil doses. Em Fortaleza, o processo começou no sábado, 15. Já no interior, no domingo, nos municípios de Limoeiro do Norte, Guaramiranga e Mauriti. O anúncio foi feito nas redes sociais pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

Estão recebendo os imunizantes crianças cadastradas na plataforma Saúde Digital. Em todo o Estado estão sendo esperadas mais de 900 mil. Cerca de 250 mil já foram cadastradas. Só em Fortaleza, até este domingo (16), segundo dados da Prefeitura de Fortaleza, só na capital a plataforma contava com 55.617 crianças cadastradas, bem abaixo da estimativa populacional para esta faixa etária (283.806). Até o momento, o número de cadastrados equivale a 19,5% do total estimado.

Para efetuar o cadastro é preciso informar dados pessoais como nome completo, Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e telefone para contato. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

Diferente do que é aplicado nas pessoas a partir de 12 anos, que recebem 0,5 mL, nas crianças a dosagem é de apenas 0,2 mL. O intervalo entre a primeira e segunda dose deve ser de, no mínimo, oito semanas.

Certificado
Em Fortaleza, mais do que a imunização contra uma doença que já causou a morte de mais de 620 mil brasileiros, as crianças que comparecam ao Centro de Eventos ganharam também um “certificado de coragem”. O documento foi dado pela Prefeitura de Fortaleza a todas elas que compareceram no Centro de Eventos neste fim de semana. “Enfrentou a temida agulhinha, demonstrou sua grande coragem e agora está protegido (a) contra o coronavírus, parabéns”, diz o certificado.

O Ministério da Saúde confirmou que uma segunda remessa de vacinas pediátricas contra covid-19 chegou domingo, 16, ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Desta vez, foram recebidas 1,2 milhão de doses da Pfizer, a única autorizada até agora pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças entre 5 e 11 anos.

Passo a passo para cadastro no Saúde Digital
1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Seleocione a opção “Ainda não tenho cadastro”
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.