Lewis Hamilton conquista o GP da Rússia e alcança a centésima vitória na F-1

Inglês, que travou duelo com o inglês Lando Norris, da McLaren, se tornou o primeiro da história a alcançar 100 triunfos na categoria. Piloto da Mercedes assumiu a liderança do Mundial, com 246,5 pontos contra 244,5 do holandês Max Verstappen

Lewis Hamilton conquista o GP da Rússia e alcança a centésima vitória na F-1

O piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistou a 100ª vitória da carreira neste domingo (dia 26), em Sochi, no GP da Rússia. Além de ampliar seu recorde vitórias na F-1, com este resultado Hamilton se tornou o primeiro da história a atingir a marca de 100 triunfos na categoria e assumiu a liderança do Campeonato Mundial de pilotos, com 246,5 pontos, passando o holandês Max Verstappen (Red Bull), que soma 244,5 pontos na classificação e chegou em 2º na corrida. Em 3º lugar ficou o espanhol Carlos Sainz Jr (Ferrari).

Havia muita expectativa para a disputa entre o heptacampeão inglês e Max Verstappen, da Red Bull. Os líderes do campeonato se envolveram em uma batida no último GP, na Itália, quando o holandês voou com seu carro por cima do inglês, e tirou os dois da prova. Mas a maior disputa em Sochi ficou entre Hamilton e outro piloto inglês, Lando Norris, de 21 anos, da McLaren, que havia conquistado a primeira pole da sua carreira no treino classificatório de sábado. No último GP, em Monza, Norris terminou a prova em segundo, atrás de seu companheiro de McLaren, Daniel Ricciardo.

Faltando menos de 10 voltas para o final da prova, Norris estava segurando a primeira posição, com Hamilton em segundo, com grandes chances de conquistar a primeira vitória na Fórmula-1. O cenário mudou quando, a sete voltas do final, começou a chover em Sochi. Com a pista molhada, Norris começou a patinar na pista.

Na volta 50, Hamilton parou nos boxes para colocar pneus médios, mais adequados para a pista molhada, enquanto Norris desobedeceu a McLaren e decidiu continuar com os pneus slick, em um movimento de tudo ou nada para tentar a vitória. Porém, a chuva aumentou e o jovem piloto foi obrigado a parar, faltando apenas uma volta, e Hamilton assumiu a liderança e permaneceu na frente até a bandeirada final.

Veja o restante do calendário da Fórmula-1 neste ano:

26.set – GP da Rússia – Sochi
10.out – GP da Turquia – Istambul
24.out – GP dos EUA – Austin
07.nov – GP do México – Cidade do México
14.nov – GP de São Paulo – Interlagos / São Paulo
21.nov – GP do Qatar*
05.dez – GP da Arábia Saudita – Jeddah
12.dez – GP de Abu Dhabi – Yas Marina
(* a confirmar)

 (Com Folhapress)