Governo inclui 3 milhões de famílias e diz ter zerado fila do Auxílio Brasil

Governo inclui 3 milhões de famílias e diz ter zerado fila do Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania informou nesta terça-feira, 11, que mais 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família. Agora, o total de famílias atendidas em janeiro subiu para 17,5 milhões, e cada uma delas receberá ao menos R$ 400 por mês, segundo o governo federal.

A pasta ainda diz ter “zerado a fila” de elegíveis em 2021 do programa com essa inclusão de novas famílias. O investimento total é de R$ 7,1 bilhões em janeiro. “As 3 milhões de novas famílias incluídas já começaram a receber notificações desde a última semana. Ao entrar no programa, elas recebem, via Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas da Caixa: a primeira é um informativo com orientações gerais, enquanto a segunda traz o Cartão Auxílio Brasil”, explicou o Ministério da Cidadania, em nota.

O Cartão Auxílio Brasil é gerado automaticamente em nome do responsável da família. É com ele que será possível sacar – total ou parcialmente – o valor do benefício. Além disso, pelo aplicativo Caixa Tem, o beneficiário pode pagar contas, fazer transferências e conferir o saldo, por exemplo.

Vale lembrar que as parcelas mensais do Auxílio Brasil ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data de depósito. O valor do benefício pode ser consultado no extrato de pagamento, em “Mensagem Auxílio Brasil”.

Pagamentos em janeiro
O calendário de pagamentos de 2022 começa em uma semana, a partir de 18 de janeiro. Para saber o dia exato em que o Auxílio Brasil ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, basta checar o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) impresso no cartão de cada titular.

Cada final do NIS tem uma data correspondente. Os beneficiários com NIS de final 1 recebem a primeira parcela de 2022 já no próximo dia 18, seguidos por aqueles com NIS de final 2 (19 de janeiro), final 3 (20 de janeiro) e assim sucessivamente.

Confira o cronograma de pagamentos em janeiro:
NIS final 1: 18 de janeiro
NIS final 2: 19 de janeiro
NIS final 3: 20 de janeiro
NIS final 4: 21 de janeiro
NIS final 5: 24 de janeiro
NIS final 6: 25 de janeiro
NIS final 7: 26 de janeiro
NIS final 8: 27 de janeiro
NIS final 9: 28 de janeiro
NIS final 0: 31 de janeiro

Por: Folhapress